quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Plano



Maria de Lurdes levantou-se cedo, bebeu um café e foi ao quiosque comprar o jornal e tratar do Euromilhões. Enquanto esperava que o Falcão arrumasse os jornais para o Senhor Doutor e metia dois dedos de conversa com a empregada do autarca, uma eslava com as pernas pouco depiladas, Maria de Lurdes espreitou o expositor das cassetes.
Lá estava ela, de calças e blazer tigresse “Nadie me afrontará “, o maior sucesso do Agosto de 85. Que deslumbrante estava Linda de Suzi! Inebriada com a imagem da sua comadre nem reparou em Falcão, que já tinha aviado os jornais do Senhor Doutor e voltara ao seu estado calhau, de braço esticado, com Euromilhões na mão. Fazia sinais quase imperceptíveis para Maria de Lurdes. Uma coisa de sobrolhos. Ela ainda ponderou perguntar-lhe pela Burda mas acautelou-se, reparou que nesse dia Falcão não estava para brincadeiras. E foi-se embora, a mastigar uma ideia nova que tinha congeminado com as suas comadres.
Um agrado para Maria da Pomba. Segredo.
Tomou conta da parte que lhe fora destinada no sorteio dos papelinhos e foi à papelaria buscar dois rolos de papel de embrulho. Optou por um cor-de-rosa às pintas. Um detalhe que com a sorte das estrelas e a sobreposição dos planetas ia fazer o gosto de Maria da Pomba. Aproveitou e comprou a Burda. E um maço de cigarros estrangeiros. Telefonou a Vanderlei a dizer-lhe que já tinha o papel de embrulho e o caixote do tamanho de um frigorífico, franqueza do Fabião, com três furos no alto, conforme aviso insistente da Maximina, não fosse a coisa correr mal. Vanderlei soltou imensos suspiros, pois adorou o Pink do papel de embrulho. Mas despachou logo Maria de Lurdes porque estava enervadíssimo com a sua parte do plano, tratar do recheio do presente.
Maria de Lurdes também sentiu o nervoso a chegar.
Linda estava cansada por estar a entreter Pomba, já tinha esgotado o reportório das variedades e Maria da Pomba nada de arrebitar, estava vidrada na “Guerra das Estrelas”, só balbuciava alfabeto astral, estranha, tinha mudado. Tudo, desde que fora contagiada para uma nova etapa da vida, depois da entrevista com a menina Gosinho.
Santinha não dava notícias. Tinham combinado que ela e Maximina, depois da missa das quatro, iam pedir emprestada a carrinha a Valério, a sua estimada, e benta, Datsun. E Maria de Lurdes começava a ficar com sede por causa do stress com o plano.
Então, decidiu ir para casa, não fossem as comadres ligar para o fixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário