quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Cotovia traz boas novas!

Toca o telefone.
Sozinha no palacete, Pomba esforça-se por lhe chegar a tempo.
Estou sim, diz em guincho, enquanto a chinela do pé esquerdo se enrola no tapete persa da entrada, os joelhos flectem, e em modo de voo, estatela-se no piso térreo com grande alarido.
- Estou?... estou? ... estou? - vai repetindo, em tom crescente, a voz grossa do outro lado da linha.
Pomba recompõe-se com urgência e repete um - Estou sim? - carregado de dignidade.
- Estou a falar com a Dona Maria da Pomba?
- Sim – responde Pomba embevecida pela interrogação masculina.
- Daqui Inspector Cotovia.
- Desculpe?! – replica Pomba
- Cotovia … das Finanças.
- Ahhh!! – Exclama sem vigor Maria da Pomba, novamente desanimada com o rumo da sua vida.
- Estou a contactá-la porque temos novidades sobre o seu processo.
- Ai sim! – Pomba sente as pernas novamente fracas – e então?
- Uma maldade!
- Desculpe?!
- Foi o que lhe fizeram! Uma vergonha. Pura maldade. Não encontrámos nada! Isto há gente para tudo. Tomara nós aqui no serviço encontrarmos mais cidadãos como a seu dona Maria da Pomba. Tem um registo que é um brinquinho! Digo-lho eu, sim porque em 25 anos de serviço nunca tinha visto uma coisa assim. Que maravilha!
Pomba sentiu-se a rejuvenescer. O espírito ganhava novo alento. A sua “Guerra das Estrelas” estava de regresso.
- Então e agora? – perguntou sem esconder a alegria que assaltava o espírito e lhe tornava a voz mais gaiata.
- Agora pode regressar ao trabalho – respondeu de pronto o Cotovia – só tem de passar aqui pelo serviço, para assinar uns papéis e eu lhe devolver as chaves. E pronto. É só.
- Ainda bem. Estou vou já pra aí !– cantarolou Pomba.
- Cá a espero – retorquiu Cotovia em idêntico tom de alegria.
- Então até já!
- Err … seu Dona Pomba.- Sim, Inspector Cotovia?
Pequeno silêncio.
- Sabe ... errr ... queria perguntar-lhe ... Pronto, queria perguntar-lhe quanto é que a seu dona Pomba leva por consulta? É que sabe, ando cá com uma rapariga fisgada. A Maria Ermelinda da farmácia ali do Bairro de Jesus, está a ver, aquele que fica ali entre ……
(entra som de faduncho para terminar a cena)

1 comentário: