segunda-feira, 20 de abril de 2009

Queridas comadres estou de volta

Ai estou de volta. Com umas dores nas cruzes que nem vos conto. Não se trata de dores, como a que a Carminda deve ter, por ter andado lá por trás da mercearia aos amassos com o Eugénio. Mas eu cá não sou de intrigas, coitadinha da Rosália sem saber de nada em casa. O que vale é que ela não é parva e também se cose com o Ricardinho que apesar de muito jovem é meio aparvalhado e então ninguém, da idade dele, lhe pega. Ora, vai na volta, a culpa disto tudo é do Henriques que desde que ficou a dever dinheiro (2000€ calculem!) ao irmão nunca mais foi o mesmo. O irmão que tem aquele problema com os furúnculos porque não se lava como deve ser desde 1984 , altura em que teve um desgosto de amor com a Joaninha que se casou com o Roberto e partiu para o Canadá em busca de uma vida melhor (e há quem diga fugindo assim a credores). Ora, fosse eu uma pessoa coscuvilheira e contar-vos-ia tudo o que sei. Mas não insistam porque não gosto de falar das vidas alheias e hoje estou assim um bocadito murcha. Ó Pomba, preciso que me faças o mapa astral. Ando com uns pressentimentos. Ou isso, ou são os afrontamentos nem sei bem. Resultado, estas quenturas têm-me deixado desfortável, não tenho conseguido ver os meus programas com a serenidade que necessito para os sentir, nem tenho conseguido rezar com o fervor que me costuma caracterizar. Pomba ajuda-me. Linda de Suzi estou com uma amargura desmesurada porque não me convidastes (e aqui carrego no "s") para a tua performance. Pensava que éramos amigas. Sei bem que estive mal naquela situação de te denunciar às finanças. Mas tu sabes como eu sou. Sou pela verdade. Sou pela rectidão. E tu dizeres que vives em união de facto com o Fábio, há mais de dois anos, quando todos temos dúvidas se tu não gostas mas é de xiribis, Ó filha desculpa mas não está correcto. Perdoa-me e volta a convidar-me para os espectáculos se fazes o favor. (É isso, ou faço uma chamadinha anónima à ASAE a revelar o teu negócio de rissóis para fora. Desculpa mas se eu não cuidar de mim...) E se eles sabem a mar. Tu usas o quê? Aquilo não são camarões mulher, aquilo é esponja putrefacta. Valha-nos Deus. Não fosse eu tão tua amiga... Vanderlei: preciso de ir arranjar os cascos. Quando é que podes marcar para mim e para ti (Preciso de ter um particular contigo, mas não te preocupes que não é sobre ti e o Rui Jorge. - Sim também vos vi. - É sobre outra coisa. Nada melhor que fazê-lo em frente à Idalete que como sabemos é discreta. Quanto muito, pode contar à Luísa mas essa também é de confiança!). Maria de Lourdes um recado: tu deixa de gastar tanto dinheiro no cabeleireiro. Já se começa a falar. Sabes como as mulherzinhas desta vila são venenosas. Olha que quem te avisa tua amiga é. Santinha já voltaste? Olha que anda toda a gente intrigada (eu não, que eu cá não gosto nada de falar sobre a vida das pessoas, mas tu és minha amiga e cabe-me alertar-te) como arranjaste dinheiro para a viagem tu que te queixas tanto de viver no limiar da pobreza e andas lá sempre na sacristia a pedir por caridade ao meu... Ai, ao nosso, Padre Valério. Ora porque é que estou murcha? Porque tive de voltar do retiro espiritual onde estive por estes dias e onde com a graça do Senhor rezei muito por mim, por vocês todas e pela paz no mundo. Não sei se serei atendida nas minhas preces, mas a cunha é forte. O bem tem sido o meu caminho toda a vida. Graças a Deus. Amanhã talvez vos deixe aqui uma receita. Hoje não estou assim para grandes conversas sabem? Queria apenas deixar-vos um grande beijinho e dizer-vos que tinha saudades. (A propósito, porque é que nunca atenderam os meus telefonemas? Foi uma maçada. Não tinha com quem falar... Não que tivesse de vos contar o que vi no retiro no Tramagal. Não, eram coisas minhas.)

Sempre vossa, Maximina.

3 comentários:

  1. Maximina,
    Passa lá pela roulotte mais tarde que já tenho a mezinha que precisas.
    Olha e traz a carteira, que não ando para borlas!

    ResponderEliminar
  2. Eheeh!!
    Muito bom. Quase, quase visual!!

    Bjs

    G

    ResponderEliminar